A Câmara de Lisboa aprovou a revogação do Plano de Pormenor da Artilharia Um, desbloqueando as obras de urbanização “numa área com cerca de 10,9 hectares” nas Amoreiras, promovido pelo Novo Banco.
Novo Banco está a renegociar cerca de 5.500 créditos à habitação, num universo próximo dos 175.000, avançou à Lusa o presidente do banco, Mark Bourke, que considerou que “não representa um aumento absurdo” face ao habitual.
Abanca concluiu com sucesso a integração do negócio do Novo Banco em Espanha depois de realizada a última operação do processo, a transferência da atividade para a plataforma tecnológica e operacional do Abanca.
O relator da comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco, Fernando Anastácio, recomendou que o Governo analise os riscos de abusos no IMT e uma maior rotação de avaliadores imobiliários.
O departamento de auditoria do Novo Banco enviou ao Ministério Público (MP) documentação relativa a processos de crédito à Prébuild e ao projecto Greenwoods, envolvendo o grupo Pelicano.
O Novo Banco disse hoje que conhece os beneficiários últimos dos fundos que compraram carteiras de activos e que cumpre os procedimentos exigidos pela lei.
As vendas de activos do Novo Banco, realizadas a “valores inferiores” aos das “últimas avaliações disponíveis” não incluíram uma “justificação ou explicação” para a diferença de preço, indicou a auditoria da Deloitte.
O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, afirmou hoje que o banco demoraria 20 anos a vender imóveis se vendesse um a um, em vez da venda de activos imobiliários em pacote, como o fez.
O Novo Banco concedeu 36.642 moratórias de crédito à habitação, desde Março, no âmbito da pandemia de covid-19, num valor que totaliza cerca de 2.150 milhões de euros, divulgou hoje a entidade.
São 13 mil os imóveis que o Novo Banco alineou em 2018, com perdas mas compensado pelo Fundo de Resolução. Vendeu a um fundo das Ilhas Caimão e ainda financiou a compra por metade do valor patrimonial.